Home > Foruns > Geral
 Seres vivos
 Criar nova mensagem

Seres vivos

Autor Mensagem
Mensagens: 1
Olá. Se bem entendo o que o budismo diz, nós devemos preservar todas as formas de vida e por isso grande parte dos budistas não comem carne.

A minha pergunta é : então e os mosquitos e outros insectos e bichos rastejantes?

[Responder]  
Mensagens: 3
Olá
eu penso que é tudo uma questão de compromisso. Devemos evitar matar seres vivos, no entanto temos de ter em conta que, por exemplo os mosquitos, podem transmitir doenças e como tal é uma questão de escolha e de compromisso.

Há budistas que fazem tudo para evitar matar insectos e só o fazem em último recurso (usando por exemplo replentes) mas por vezes não há alternativa.

[Responder]  
Mensagens: 35
Todos os seres vivos sao iguais no que toca ao budismo e logo nao se deve matar nenhum, mesmo sendo insectos e etc. No nosso mundo ocidental é com facilidade que vemos os "bichos" como nojentos e logo devem ser mortos mas isso é uma nocao errada pois é injusto, porque raio é que o insecto há de morrer? muitas vezes é só pegar num copo, num papel e ldeitar o insecto pela janela, ninguem morre e ficam todos felizes. Em quase todas as circunstancias há alternativas mais sensatas á morte dos bichos.

[Responder]  
Mensagens: 7
Um dos cinco preceitos Budistas para os praticantes laicos é "abster-se de matar", e não me parece que haja diferença entre a morte de uma vaca ou a morte de mosquito.

E o importante não é o acto de matar em si, mas sim a intenção de matar que provoca uma acção violenta extrema que leve à morte de outro ser vivo. Esta acção negativa pode ser originada por cobiça, aversão ou ignorância.

Matar para comer seria uma morte por cobiça, ou desejo.

Matar um mosquito porque ele nos morde é motivado por aversão.

Matar um animal enquanto se trabalha num matadouro pode ser originado por ignorância.

Nenhuma delas e considerada uma acção positiva, nem sequer neutra.

para lidar com mosquitos só preciso de um copo e de uma folha de papel

[Responder]  
Mensagens: 2
Ha uns dias entrou-me uma osga para dentro da cozinha e escondeu-se.
Esperei pacientemente que ela voltasse a aparecer, abri-lhe a porta para a rua e incentivei-a a sair com a ajuda de um pequeno pano para não a magoar.
Todos os animais têm um papel importante. Ao não matar a osga, senti-me bem porque preservei uma vida, ela por sua vez encontrou "casa" no meu quintal, alimentar-se-á de outros insectos, insectos esses que provavelmente iriam à primeira oportunidade entrar-me para dentro de casa.
Acaba por ser uma espécie de ajuda mutua


[Responder]  
Mensagens: 15
Katmm... a tua sensibelidade é imcrivel! E tens um tom comico incrivel...
Aprecio realmente o teu estilo de apresentar as questões. numca permitas que um animal entre pela tua casa adentro porque isso está fora de questão!

nós não somos animáis somos aliens! e o que importa é a intenção porque a cada movimento neceçáriamente efectuado nós anikilamos organismos vivos como as bacterias ou os acaros que tÊm uma mente! não existe organismo vivo que não tenha mente...mas só um corpo humano é que permite há mente atraves dos agregados apossados tér percepção densa e com pratica desenvolver percepção subtil, as percecpções dum acaro são inconcientemente quaze como um sonho...então de maneiras que, a intenção é que cria energia negativa ou pozitiva, acontece a cada instante sem intenção somos uns insectissidas permanentes, mas isso não acontesserias se o animal morto não tivesse o carma amadurecido para murrer aquele instante, é a lei da causa e do efeito, a lei do karma!

Se alguem tiver duvidas poderei tentar responder a questões mais complexas!

[Responder]  
Mensagens: 15



Para aprofundar mais a questão, deverei referir , que um sér humano, tem uma energia diferente que a dum acaro, a intençaõ de matar um sér humano, será prigozo duque a de matar um rato, a intenção de matar um rato será mais prigozo duque a de matar um mosquito, a intenção de matar um musquito será mais perigozo duque a de matar um acaro, mas cada uma dessas acções intencionais são causa para resnascér no inferno...só o desenvolvimento da realização da clarividencia é que permite há mente perceber realmente a lei do carma sem erros. é claro que um acaro pode vir a renacer como um ser humano basta ter reunido a energia que cria essas condições mas naquelo momente a pessoa que o mataria reseberia menos energia negativa duque se matasse um humano... pela energia da diferença dos dois tipos de corpo... mas se queres progredir na pratica espiritual, a tua intenção terá de ser excluzivammente de não matar qualquer tipo de organismo! se matares um acaro sem intenção não absorverás qualquer tipo de energia negativa...ou melhor...até recebes energia negativa...mas ela não é caussa para renascer num mundo inferno!!!

[Responder]  
Mensagens: 2
Faz mais de trinta anos que não como carne de nenhuma espécie e um pensamento sempre me atormentou. Acredito que é impossível ser totalmente vegetariano. E as micro-vidas que habitam as folhas, verduras e legumes? Animais que comemos sem ao menos conseguir enxergá-los. E os esquimós quais seriam as opções de se abster da carne?

[Responder]  
Mensagens: 4
.

[Responder]  
Mensagens: 2
Olá. Eu e meus amigos estamos realizando um trabalho acadêmico sobre os budistas no Brasil e gostaria de pedir que respondessem um questionário que criamos, nos ajudaria muito. Aqui está o link http://www.surveymonkey.com/s/Z39FBSZ

Muito obrigada, gente.

[Responder]  

Enviar nova Mensagem sobre este Tópico.

Utilize o espaço em baixo para enviar uma mensagem sobre este assunto sem responder a alguém em particular. Se pretender responder a alguém clique no link [responder]
Mensagem: 
Para enviar mensagens faça o login ou o registo
Códigos html permitidos

<b>negrito</b>
<i>itálico</i>
<pre>código</pre>
Outros sites :
Frases